História - Habbo Hotel BR/PT
AVISO: Esta história foi retirada do Fã Site Habbid!
2000 a 2005
A fundação da Sulake
Em 1999, começaram os primeiros projetos que esboçavam o atual Habbo Hotel. O principal e mais conhecido foi o Mobiles Disco, jogo que possuía as mesmas características do seu "irmão mais velho". Esse projeto começou com apenas 22 usuários, todos responsáveis por realizar testes no jogo e reportar bugs. Clique aqui e saiba mais sobre o jogo!
Já no ano de 2000, a Sulake foi fundada por dois finlandeses, Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä. Entre o ano de fundação e 2005, a sede trocou de endereço várias vezes, passando por diversos pequenos prédios comerciais. Já em 2006, após a fundação de várias comunidades espalhadas pelo mundo, a Sulake teve sua primeira sede oficial, localizada em um pequeno distrito da capital finlandesa, Helsinque.
Atualmente, a sede finlandesa da Sulake divide o prédio com a empresa que recentemente comprou suas ações, Elisa. Abaixo você pode conferir algumas fotos da antiga sede da Sulake.
O início do Habbo Hotel
No início, o Habbo Hotel, ainda denominado Hotelli Kultakala, foi desenvolvido para um pequeno grupo de adolescentes filandeses, com o propósito de criar um ambiente de conversa virtual, que acabou se expandindo para outros lugares, cada vez mais chamando a atenção dos jovens. Foi ao ar em agosto de 2000, na página da Elisa, até então uma provedora de internet local.
Após formarem uma sociedade com Dee Edwards (um empresário britânico), Aapo e Sampo (os idealizadores do jogo) decidiram criar um negócio internacional, baseado na ideia de um hotel virtual, semelhante ao Hotelli Kultakala. Dois meses após o lançamento do "Hotelli", eles começaram a planejar a tal nova ideia, lançada em janeiro do próximo ano, 2001. Eis que surge Habbo Hotel em modo beta!
Projeto Hobba
Após a fundação do Habbo Hotel no ano de 2000, os responsáveis pelo jogo idealizaram uma "cartilha" de regras que seria útil para que todos os usuários tivessem um comportamento exemplar dentro do game, atualmente conhecida como Habbo Etiqueta. Essa cartilha foi uma espécie de abre-alas para um dos principais projetos do início do Habbo Hotel: o Hobba.
Os Hobbas eram usuários que conviviam no jogo de acordo com as regras estabelecidas para todos os jogadores, tendo um comportamento exemplar e sendo reconhecidos pelos staffs da época. Eles eram chamados para integrar a equipe Hobba, o que lhes dava a oportunidade de agir como moderadores dentro do jogo, já que, na época, o Habbo Hotel não contava com moderadores profissionais, sendo responsáveis por identificar tumultos, dando punição aos usuários infratores, e auxiliar usuários em quaisquer dúvidas.
Para se tornar um Hobba, era necessário esperar, pois, em intervalos de meses, notícias na página inicial no jogo eram criadas com o propósito de dar oportunidade aos usuários que se interessavam pelo título. A inscrição era realizada por meio de um formulário e exigia alguns pré-requisitos dos candidatos, como bom comportamento e certo tempo no jogo.
Haviam três níveis de Hobba: prata, ouro e Super Hobba. As diferenças estavam nas funções de cada um e no emblema que ele trazia consigo em seu perfil. Saiba mais sobre cada nível abaixo:
O Hobba no nível prata possuía funções simples, pois eram usuários que haviam sido escolhidos recentemente para integrar o projeto. Eles tinham algumas ferramentas disponíveis, entre as quais estavam ultrapassar o limite de usuários em um determinado quarto, podendo adentrar o mesmo em sua lotação máxima, enviar alertas aos usuários e imunidade a kicks. Eles ainda não eram considerados moderadores do jogo, por se tratarem de usuários que haviam entrado recentemente à equipe do projeto. | |
O Hobba no nível ouro já era considerado um moderador do Habbo Hotel naqueles tempos. Várias novas funções eram atribuídas aos seus painéis e esses já tinham a capacidade de moderar o jogo tranquilamente. Entra as novas funções estavam banir jogadores, kikar jogadores de qualquer quarto, ter acesso ao histórico de conversa de qualquer quarto do hotel, mutar e desmutar determinados usuários ou até uma sala inteira. Após longo tempo exercendo a função de "Gold Hobba" eles eram promovidos a "Super Hobba". | |
Os Super Hobbas, após receberem o título, recebiam algumas novas funções e ferramentas. Eles deveriam auxiliar todos os usuários que fossem selecionados para se tornar um Hobba Prata e tinham ferramentas muito importantes para conduzir determinadas comunidades. O projeto teve fim no ano de 2005, pois com a grande popularidade do Habbo Hotel, eles necessitavam de uma equipe profissional de moderadores. Todos que integraram o projeto Hobba foram premiados com um emblema. |
Mobiles Disco
O Mobiles Disco foi criado para o entretenimento de um pequeno grupo de amigos e lançado em 1999. Ele é considerado até hoje como a "primeira versão" do Habbo Hotel, já que era bem similar ao jogo, ainda que tenha sido sucedido pelo Hotelli Kultakala antes de a Sulake chegar ao seu produto final e mais importante, existente até hoje.
Dentro do jogo, as opções eram muito limitadas, haveando apenas dois Espaços Públicos para a interação entre os usuários, que posteriormente foram adaptados e inseridos no Habbo Hotel. Veja uma reportagem sobre o Mobiles clicando aqui e saiba mais sobre o jogo.
O Mobiles Disco ficou no ar até fevereiro de 2002, quando a equipe da Sulake decidiu se dedicar totalmente ao Habbo Hotel.
- Quartos no Mobiles Disco:
- Quartos no Habbo, posteriormente adaptados:
Curiosidades do período:
Alguns dias antes de lançar a primeira versão do Habbo Hotel, a equipe recebeu um email dizendo que o pato deles estava por vir!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2006 a 2011
A fundação do Habbo BR/PT:
Pouco tempo depois de ser fundado, o hotel local começou a destacar-se entre os outros mais antigos. O público fiel, presente e sempre ativo trouxe logo popularidade e sucesso à comunidade, que, mesmo com pouco tempo de existência, passou a maioria dos outros e tornou-se, atualmente, a maior entre todas.
Outros fatores promoveram o crescimento do Habbo BR/PT. Por ter muitos usuários, a equipe sempre foi uma das mais ativas, trabalhando com muitos eventos e atividades. Além disso, parcerias com marcas importantes, como Fanta e Universal Music, costumavam trazer ao hotel visitas ilustres de cantores, apresentadores e artistas famosos, como o rapper Emicida, a ex-VJ Marimoon, as bandas Cine, Restart, NX-Zero, Fresno e Pato Fu, o DJ Felguk, as cantoras Wanessa, Daniela Mercury e Jullie, entre outras celebridades nacionais e internacionais.
Mesmo depois de alguns altos e baixos, hoje em dia o hotel luso-brasileiro continua no topo da lista dos mais populares da Sulake. À frente das outras comunidades em número de usuários, média de visitantes, compras e vendas, número de membros da equipe e muito mais, o Habbo BR/PT ainda se destaca, com poucos que chegam perto de seu sucesso ou ameaçam roubar o importante lugar que ocupa no ranking da empresa.
Antiga gerência:
A equipe de Gerentes da comunidade brasileira teve membros que marcaram a vida de muitos usuários ao longo da história do Hotel. Talvez uma das coisas que mais se destaquem entre esses antigos funcionários é que, entre eles, nunca foi preciso uma grande quantidade de membros para que um bom serviço fosse feito; houve uma época em que três simples gerentes - obviamente acompanhados da equipe técnica - conseguiram elevar o Habbo BR/PT à sua era de ouro, alcançando 50 mil jogadores online simultaneamente.
Entre esses funcionários, destacamos os que estão abaixo para que você possa conhecê-los melhor - lembrando que todos foram igualmente importantes.
Antigos projetos:
Habbo X:
Os Habbo X foram um grupo de usuários experientes (aproximadamente 35) que jogavam o Habbo Hotel há muito tempo e que trabalhavam voluntariamente para toda a comunidade, ajudando e auxiliando os jogadores recém-cadastrados a usarem o Habbo da melhor maneira possível, mostrando que o jogo era muito mais divertido do que eles pensavam que seria. Eles geralmente ficavam em espaços públicos, como, por exemplo a Recepção, e eram reconhecidos pelo emblema "X" que ficava próximo ao seu avatar.
No Habbo BR/PT, os usuários que participavam desse projeto, tinham benefícios especiais, como entrar em quartos lotados e usar visuais e comandos do Habbo Club (HC) mesmo não fazendo parte dele.
Mas com o número de usuários aumentando significativamente, os Habbo X ficaram sobrecarregados e, infelizmente, em Julho de 2008, foi anunciado o fim desse projeto que ajudou muitos usuários. No Brasil, o projeto encerrou-se definitivamente em 21 de Agosto de 2008. Todos os "ex-X" receberam uma homenagem no Teatro do hotel, ganharam um adesivo especial para colocar em suas Habbo Homes, ganharam também um emblema e um troféu de Bronze, assinado pela gerente e coordenadora do projeto, Reeet.
Habbo Guias:
O projeto Habbo Guias surgiu em julho de 2008, sucedendo o projeto anterior, o Habbo X. As metas dos Habbo Guias eram semelhantes ao programa anterior: os usuários que participavam davam toda a assitência necessária aos novatos.
Qualquer jogador experiente podia se tornar um Habbo Guia, bastava se juntar ao grupo. Ao virar um membro, os usuários recebiam uma ferramenta exclusiva para administrar os chamados automáticos dos novatos.
Também existiam nesse projeto níveis e emblemas para os voluntários que ajudavam. Eram onze emblemas diferentes que definiam o nível do guia. Confira-os abaixo:
Muitos usuários criticavam vários Habbo Guias, pois eles estavam interessados somentes nos emblemas e não em ajudar.
O nível lobo (o últmo nível), era restrito. Entravam nesse nível somente os usuários mais dedicados em ajudar todos da comunidade, escolhidos pelos próprios gerentes da época. No Habbo Hotel PT/BR, o programa era supervisionado pela gerente Reeet, que também coordenava o projeto Habbo X, extinto na mesma época. Estes que eram do nível Lobo, também eram conhecidos como Guias-chefes.
O projeto Habbo Guias teve seu encerramento em junho de 2009, dando lugar aos Ajudantes Habbo (atual projeto de segurança do Habbo), criado somente três anos depois, em junho de 2012.
Campanhas clássicas:
Trocas Mágicas:
As Trocas Mágicas foram uma campanha que ocorria no Dia de Reis em que o jogador iria para um certo quarto avisado pelos gerentes, esperava na fila. Ao chegar a vez do usuário, ele negociava um mobi que não estava mais precisando e, em seguida, o gerente dava uma outra mobília a ele, fazendo a tradicional troca. Em algumas vezes, os gerentes negociavam raros.
A última edição dessa campanha tão amada pelos usuários foi em 2012, mais especificamente no dia 06/01, uma sexta-feira. O evento aconteceu no quarto do ex-Gerente 4Queijos.
Habbo Rancho:
O Habbo Rancho foi uma campanha no formato de reality show, como o Big Brother Brasil (BBB) e A Fazenda. A primeira edição dele foi no ano de 2009 e correu no espaço público "Parque", onde somente os usuários selecionados para participar entravam. Mas, para quem gostaria de acompanhar e ver o que rolava lá dentro, bastava assistir por meio da Habbo TV.
Uma das formas de vencer o reality era ficar o maior tempo online possível e, assim, sendo mais reconhecido pelos espectadores, o que fazia com que ganhasse as enquetes de popularidade e não fosse eliminado.
Fórmula Habbum:
Lançado em 2009, a fórmula Habbum foi uma das campanhas mais adoradas pelos jogadores do Habbo Hotel. O objetivo dela era tentar uma aproximação da realidade, com as provas de Fórmula 1.
O H1 consistiu-se em uma Competição de Corrida e se estendeu por meses, tendo várias outras edições (inclusive esse ano), quando quem construiu os circuitos foram os Arquitetos em Ação (AeA). A participação era por equipes e você poderia escolher livremente a sua. A tarefa era conseguir o maior número de pontos possíveis a partir de vitórias nas provas, fazendo com que o time que você integrasse fosse o grande campeão.
Passagem do Shockwave para o Flash (Habbo Beta)
Confira, abaixo, uma linha do tempo feita pela equipe de reportagem da Habbid, falando sobre as fases do Habbo e a passagem do Habbo Antigo para o Habbo Beta:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2012 a 2015
Saída de gerência e chegada da Staff
Os gerentes sempre tiveram um papel amplo dentro do Habbo, eram eles quem traziam promoções, eventos e até entrevistas aos usuários, porém, em fevereiro de 2012 esta história mudou por completa, isto porque 4Queijos e Disco-Lee (na época, gerentes do Habbo BR/PT) deixaram o Habbo Hotel. Juntamente a eles, estava MissFurby, que por decisão própria decidiu permanecer trabalhando no Habbo, porém não mais como gerente. Esta foi uma estratégia global da Sulake, ou seja, o mesmo caso aconteceu em todas as outras comunidades.
No mesmo dia em que foi demitido, Disco-Lee fez uma transmissão ao vivo pela twitcam – aplicativo do Twitter, que na época era um dos principais meios de comunicação entre equipe e usuários – relatando algumas informações, como funcionará a comunidade daí pra frente e até sobre o que ele faria quanto à sua vida profissional. Confira-a abaixo:
Com o passar do tempo, as atividades, que antes eram feitas pelas notícias, passaram a serem realizadas pelo "client".
Em 2013, os gerentes retornaram às comunidades, porém, com grandes diferenças. Uma delas foi que a partir de então eles passaram a serem chamados de "Staffs", para os usuários não é uma mudança e tanto, mas para eles sim, isto, porque de acordo com eles, eles possuem maiores funções! Outra mudança é que em vez de administrarem apenas uma comunidade, eles também servem outras.
The Great Mute
Isto se deu devido a um escândalo envolvendo pedófilos que usavam o Habbo de forma inapropriada. Em virtude deste acontecimento, o Habbo passou cerca de dois meses sob investigação.
Este é um dos principais motivos pelo qual o Habbo perdeu grande parte de seus usuários. Como todo acontecimento, existiam seus contras e prós.
No suceder da campanha, foram distribuidos dois prêmios aos usuários, sendo eles um troféu e um emblema. Veja-os abaixo:

Ajudantes/Guardiões
Após viver momentos difíceis com denúncias de abusos e furtos no hotel, a Sulake achou uma maneira viável para cessar problemas desnecessários em suas comunidades: a volta do Habbo X. Claro, de uma maneira totalmente repaginada e diferente! Eis que então uma ferramenta nova é disponibilizada para que os usuários pudessem trabalhar como verdadeiros moderadores. Mensagens em lotes por LOGs, histórico de conversação e guia de visitas para principiantes estão disponíveis aos veteranos. O projeto vem dando frutos e resultado, pois diminuíram drasticamente o número de solicitações indesejadas. Para que você tenha ideia do sucesso da atualização, em apenas cinco dias de lançamento o grupo conquistou o limite de 50 mil membros.
Percurso:
Oficialização dos fã sites e suas participações no jogo
Já na época dos gerentes, os fã sites lutavam por um espaço dentro do Habbo Hotel, porém nem sempre foram contestados. Apenas em 2012, surgiram os primeiros fã sites oficias, mas só em 2013 eles vieram receber o direito de executarem as suas primeiras atividades oficiais para os usuários.
De lá pra cá ocorreram muitas mudanças nestas atividades, uma das principais foi a redução no número de eventos feitos por cada um deles.
Atualmente, a comunidade de língua portuguesa contém o total de nove fã sites e dois portais de conteúdo oficias, são eles:
Fã sites:
Fã sites:
Abobbados
Habbid
Habblindados
Habbonados
HabboNight
Habboz
iBobba
IceHabbo
ProHabbo
Portais de conteúdo:
Habbid
Habblindados
Habbonados
HabboNight
Habboz
iBobba
IceHabbo
ProHabbo
Portais de conteúdo:
Baccons
iDHabbo
iDHabbo
Projeto Illumina
O projeto Illumina tinha como finalidade modernizar a interface do Habbo, algumas atualizações foram chegando aos poucos, mas acabou que no decorrer do tempo o projeto ficou de lado e a equipe que fica por trás de tudo isso desistiu de executá-lo por completo.
Já no início do projeto, um membro da equipe chegou a divulgar alguns esboços das prováveis interfaces, veja-os:
Habbo BETA (HTML5)
As estruturas gráficas do Habbo Hotel sempre foram motivos de preconceito e não-aceitação por parte de alguns usuários de diversos games de internet. Na época, ainda em flash, os jogadores sofreram muito com isso. Com um design clássico e bem objetivo, os pixels deixavam bem claro a simplicidade na qual este quesito era tratado pela a Sulake.
Eis que há alguns anos, a detentora audiovisual da empresa assume um novo conteúdo gráfico a nível global. Após diversos testes, muitos usuários foram privilegiados e conseguiram ver a nova interface do jogo antes mesmo de seu lançamento. Com diversos erros e muitas manutenções, somente após meses foi possível ter uma boa estadia no hotel sem qualquer tipo de problemas.
Em meados do ano passado, novamente a Sulake quis inovar e, dessa vez, para algo muito maior. Ainda que em construção, o Habbo está deixando de se tornar flash para assumir uma forma totalmente feita em HTML5. Não foram divulgadas informações técnicas oficiais sobre o suporte do jogo, estima-se que as mesmas sejam expostas perto de seu lançamento. O novo conceito da administração trata-se em assumir (e talvez correr atrás do tempo perdido) um site que esteja sempre atualizado com as tendências da internet. Nessa nova versão, será possível notar a grande preocupação que os staffs terão no que se refere a redes sociais, serviços de mídia online etc.
Resta-nos somente esperar os próximos capítulos dessa jornada pelos cabos e fios da Sulake, não? Vale lembrar que você pode acompanhar esses procedimentos em tempo real! Por este link, você acessa ao jogo na versão beta sem precisar de senha ou convite privado. Não foi divulgado uma data oficial para o lançamento do novo hotel.
Habbo para dispositivos móveis
Materializa-se então o Pocket Habbo. O aplicativo, que atualmente está inativo de atualizações, estava presente nas plataformas digitais mais usadas e tinha como objetivo trazer o console para a palma de suas mãos. Claramente os habbos ficaram felizes com a novidade, o que não durou muito tempo, pois mesmo em computadores e notebooks, o bate-papo já não era tão utilizado. Seria realmente necessário inovar!
Após um longo período de testes, surge o Habbo para iOS. Desde o começo, a administração do hotel se posicionou afirmando que o serviço estaria disponível para outros meios em breve. Até hoje o game sofre atualizações em seu conteúdo e está constantemente sendo modificado. Também disponível para Android, o jogo cativa com as mesmas funções de se usar uma máquina comum. Aproveite agora mesmo e faça o download em seu dispositivo móvel.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários
Não são permitidos novos comentários.